Investimento de 1,2 milhões em parques de jogo e recreio
Notícias e Destaques 29 Ago 2024 Investimento de 1,2 milhões em parques de jogo e recreio Município lança concurso público para acordo-quadro
Imagem da notícia
A Câmara Municipal pretende alargar a oferta de espaços para atividades lúdicas e físicas infantis, tanto em espaços públicos como em espaço de recreio das escolas, dotando-os de um conjunto de infraestruturas vocacionadas para esse fim. Neste sentido, na reunião do executivo agendada para 2 de setembro, será votado o lançamento de concurso público para um acordo-quadro, num investimento total de 1,2 milhões de euros.
O procedimento será divido em dois lotes. O lote 1 diz respeito a parques de jogo e recreio a instalar em recintos escolares, com um valor de 600 mil euros + IVA. Serão estudados 36 estabelecimentos de ensino de 17 freguesias e, depois de avaliadas as condições de cada espaço, será definida a localização dos novos equipamentos. Já o Lote 2, com a mesma verba, diz respeito a parques de jogo e recreio em espaços públicos, sendo que os locais a intervir serão definidos mediante as necessidades verificadas, que por via das solicitações que chegam ao Município, quer mediante as necessidades da população.
Esta medida justifica-se pelo dever de dar resposta ao número crescente de pedidos feitos por munícipes e, sobretudo, pela comunidade escolar. De acordo com os Censos 2021, a população de Vila Nova de Gaia ultrapassa as 300 mil pessoas, das quais cerca de 40 mil são crianças até aos 14 anos de idade. Esta realidade é determinante para a implementação de políticas públicas para promoção de construção de parques infantis, garantindo, deste modo, que todas as freguesias de Gaia e respetivas escolas básicas e jardins de infância tenham acesso a uma rede de espaços de jogo e recreio, acessíveis e inclusivos, que contribuam para o desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas das crianças, promovendo estilos de vida saudáveis e vivências seguras.
Dos estabelecimentos do ensino básico, sob a alçada do Município, 68% são atualmente dotados de equipamentos de jogo e recreio, pelo que o alargamento da oferta se assume de especial importância. É, também, fundamental criar áreas de espaço público, dotadas de parques de jogo e recreio, que promovam a permanência ao ar livre, com resultados positivos a todos os níveis – incentivo à vivência dos espaços públicos; conhecimento do meio envolvente; prática de atividades físicas; diminuição do sedentarismo; aprendizagem de socialização com diferentes pessoas; aumento do contacto social, entre outros.
Permitir uma oferta de espaços diversificados e seguros favorece o aumento da utilização dos parques infantis e, consequentemente, constitui um contributo para o bem-estar e interação de toda a comunidade. Neste contexto, está previsto o fornecimento de equipamentos e mobiliário urbano diverso, assim como de espécies arbóreas, por forma a dotar os espaços envolventes de condições necessárias à permanência de pessoas em ambiente agradável, acolhedor e saudável.