Jardim do Morro
Notícias e Destaques 23 Ago 2024 Jardim do Morro vai ser requalificado Concurso público deverá ser lançado em setembro
Imagem da notícia
O Jardim do Morro, frequentado diariamente por milhares de pessoas e frequentemente considerado o melhor local para presenciar o pôr-do-sol, vai ser requalificado. A Câmara Municipal prevê lançar em setembro o concurso público para a realização da obra, que implicará um investimento de cerca de 500 mil euros e terá um prazo de execução de aproximadamente três meses.

O Departamento de Ambiente e Parques Urbanos da autarquia está, neste momento, a desenvolver um projeto para a renovação da área central do jardim, onde existem estruturas do início do século XX que merecem ser preservadas e reabilitadas, por forma a manter a identidade do espaço, que marca uma época da construção de jardins. O projeto tem como objetivo a recuperação do miradouro e da respetiva gruta, bem como a recolocação em funcionamento do espelho de água existente, com condições de recirculação e filtragem da água. Considerando o sucesso da intervenção de 2017, após a qual a procura do Jardim do Morro aumentou significativamente, o objetivo passa, também, por aumentar o número de bancos disponíveis, para que os visitantes possam desfrutar do pôr do sol em melhores condições, e ainda por reabilitar as casas de banho.

O projeto de reabilitação está em desenvolvimento, tendo sido entregue, no final de julho, a avaliação estrutural da área da gruta, realizada pela Universidade do Minho. Com esses novos dados, o projeto de arquitetura está em fase de conclusão, seguindo-se a necessária avaliação pela Direção-Geral de Cultura do Norte, uma vez que se trata de uma zona classificada como Património Mundial pela Unesco.

Para o presidente da Câmara Municipal, perante a enorme afluência de pessoas ao Jardim do Morro, "é imperioso dar novas respostas e condições” a este espaço. "Mais do que para os turistas, esta obra é para aliviar os moradores”, destaca Eduardo Vítor Rodrigues, recordando que já foi realizada uma intervenção em 2017, ano em que o espaço foi requalificado, sobretudo na sua vertente ambiental, com a instalação de um parque infantil e de bancos.