MBMR e as intervenções no Quarteirão do Espinheiro
Notícias e Destaques 14 Out 2024 MBMR e as intervenções no Quarteirão do Espinheiro Criados espaços de vivência, com instalação de equipamentos lúdicos
Imagem da notícia
Entre os meses de março e abril de 2021, foram realizados questionários aos moradores e comerciantes, comunidade escolar e utilizadores do Quarteirão do Espinheiro, em Canidelo. De forma a avaliar a perceção sobre o local, estes agentes do território foram convidados a participar, nomeadamente através do preenchimento de um questionário.  Os contributos dos moradores foram avaliados e, de forma clara, foram identificadas as necessidades e anseios da comunidade, nomeadamente ao nível da passagem, dos passeios, de locais para a prática de exercício físico (principais preocupações manifestadas).

Em articulação com os serviços municipais (obras, segurança, ambiente, entre outros), foram elaboradas propostas de melhoria, construindo soluções que respondessem às necessidades auscultadas e que promovessem a participação e a vivência no espaço público.

Uma das intervenções consiste na beneficiação do vazio urbano municipal localizado no gaveto da rua Nova do Espinheiro com a rua do Espinheiro, em Canidelo. A intervenção consiste, principalmente, na criação de um espaço verde/urbano de utilização coletiva complementado com infraestruturas e equipamentos de apoio que promovam a sua utilização e vivência. Pretende criar condições de vivência, tendo em conta a sua inserção numa malha essencialmente residencial, bem como as suas funcionalidades, nomeadamente a instalação de equipamentos lúdicos e a possibilidade de realização de atividades ao ar livre, criando igualmente condições de conforto e permanência. Pretende-se também definir e formalizar a estrutura arbórea e arbustiva para cada zona específica dos espaços verdes. Esta iniciativa é, assim, uma oportunidade de renovação e requalificação urbanística de uma parcela esquecida, criando relações urbanas, de proximidade, mais fortes para os moradores daquela zona.

Este é um trabalho contínuo, com o objetivo de estimular a participação da comunidade, em que mantemos um permanente diálogo com os diferentes agentes do território. Qualquer contributo pode ser deixado em: Quarteirão do Espinheiro – MBMR (meubairrominharua.pt)

Recorde-se que o MBMR é um projeto da Câmara Municipal de Gaia que visa contribuir para a criação de uma nova forma de viver em comunidade, através de um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições, procurando garantir que as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos.