Município aposta nas residências seniores partilhadas
Notícias e Destaques 10 Mai 2024 Município aposta nas residências seniores partilhadas Projeto-piloto visa combater a precaridade habitacional

A segunda residência sénior partilhada foi entregue no empreendimento da Bela Vista, na Madalena, no dia 10 de maio, alargando assim este projeto-piloto implementado pelo Município de Gaia, no âmbito do Plano Integrado Municipal do Envelhecimento (PIME), com a missão de combater a precariedade habitacional e o isolamento social desta faixa da população.

"O que eu mais queria era um cantinho, mas não contava com tanto”, regozijou-se Goreti Neves, uma das três senhoras que agora partilham um T3 reabilitado, totalmente equipado e mobilado e adaptado a pessoas com mobilidade reduzida, cujas chaves foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, e pelos administradores da Gaiurb, António Miguel Castro e André Correia.

De acordo com o presidente da autarquia, "as políticas públicas de habitação são uma prioridade absoluta do município, pelo que urge encontrar respostas e este executivo tem batalhado, em conjunto com a Gaiurb, para encontrar soluções”.

Já para o presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, "esta resposta demonstra o compromisso de apresentar soluções aos múltiplos desafios que enfrentamos na falta de soluções habitacionais, com o nosso cunho muito próprio, a inovação e a vontade de fazer acontecer. Hoje é um dia feliz para mais três munícipes e isso enche-nos de motivação para fazer mais e melhor”, afirmou António Miguel Castro.

Trata-se de replicar a primeira experiência de um projeto-piloto do município que foi implementado num T3 do empreendimento Quinta do Monte Grande, em Vilar de Andorinho, e cujo sucesso determinou a sua continuidade, até que as pessoas idosas que se encontram em lista de espera beneficiem também de uma solução habitacional digna.

A felicidade manifestada por Goreti Neves foi corroborada por Palmira Monteiro e Maria José Santos, as companheiras de habitação que também consideraram que o apartamento "é espectacular e está muito bonito” e que, a partir de agora, estão "muito melhor para viver com mais alegria”.

As residências partilhadas visam promover o bem-estar e a qualidade de vida da população sénior isolada residente em Vila Nova de Gaia candidata a habitação social, com autonomia, estimulando o envelhecimento ativo, enquanto resposta habitacional que pretende colmatar as carências de alojamento e minorar o isolamento e a solidão da população sénior, ao mesmo tempo que procura contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento autónomo fomentando a partilha de recursos e de responsabilidades.

O projeto engloba os eixos Vida Ativa, Vida Autónoma e Vida Apoiada e pretende potenciar a integração e interação social, melhorar a situação habitacional e económica, promover a partilha de recursos, assim como fomentar a partilha de recursos, de despesas e de responsabilidades.