Município homenageia desportistas de prestígio
Notícias e Destaques 09 Out 2024 Município homenageia desportistas de prestígio Entre os medalhados estiveram os ciclistas Rui e Ivo Oliveira
Imagem da notícia
O Município de Vila Nova de Gaia atribuiu, a 8 de outubro, Medalhas de Mérito Municipal - Grau Ouro a um conjunto de desportistas e responsáveis nesta área que se distinguiram nas suas atividades.

Numa cerimónia que decorreu no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, Rui Oliveira, medalha de ouro em ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de Paris, o seu irmão Ivo Oliveira, determinante para o apuramento nacional para aquela competição, Delmino Pereira, atual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Baessa, atleta paralímpico medalhado, também, em Paris, e os árbitros de voleibol José Casanova e Rui Carvalho, presença assídua em olimpíadas, foram as personalidades distinguidas.

"O Município entendeu homenagear um grupo de atletas que, pelo seu trabalho extraordinário, e não apenas ou necessariamente pelo seu resultado final, contribuiu para honrar e dignificar o país e, em particular, o concelho de Vila Nova de Gaia", explicou o presidente da Câmara Municipal, lembrando "a marca de um município que tem no desporto um elemento central da sua ação".

Salientando a importância do desporto nas políticas promovidas pelo seu executivo, Eduardo Vítor Rodrigues destacou ainda que "o desporto tem para o concelho uma dupla componente: um enorme orgulho nas vitórias, mas também um enorme orgulho naqueles que poderíamos chamar os que nunca ganham nada, mas ficam ganhos para a sua comunidade local, para o seu desenvolvimento físico e psicológico, para o seu desenvolvimento como cidadãos".