Município recebe “bandeira verde” pela primeira vez
Notícias e Destaques 27 Nov 2023 Município recebe “bandeira verde” pela primeira vez Autarquia distinguida por promover políticas amigas das famílias
Imagem da notícia
Vila Nova de Gaia integra este ano, pela primeira vez, a lista de municípios aos quais foi atribuída a "bandeira verde”, galardão que a distingue como «Autarquia + Familiarmente Responsável». Segundo anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), a distinção "bandeira verde” foi este ano atribuída a 108 municípios, mais 13 do que no ano anterior, por desenvolverem políticas amigas das famílias.
Para a atribuição do galardão deste ano foram avaliados dados reportados pelos municípios em 2022 em áreas como o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.
O Observatório destacou que a esmagadora maioria (97%) das câmaras participantes apoia pessoas em situação de fragilidade social, nomeadamente nas áreas da habitação e da saúde.
Os apoios à habitação para famílias com necessidades especiais "ocupa o topo das preocupações das autarquias nacionais, com 131 autarquias a apoiarem a recuperação de habitações degradadas, 123 autarquias a financiarem serviços de obras e pequenos arranjos, e 101 autarquias a monitorizarem e a apoiarem a mobilidade habitacional”, destaca o OAFR.
Segundo o Observatório, responderam ao inquérito da 15.ª edição da iniciativa "bandeira verde” de «Autarquia + Familiarmente Responsável» 149 municípios, a maior participação de sempre, embora representem apenas 48% dos 308 municípios nacionais.
Este ano, recebem pela primeira vez a "bandeira verde” da distinção de «Autarquia + Familiarmente Responsável» os municípios de Pampilhosa da Serra (Coimbra), Amarante, Baião, Maia e Vila Nova de Gaia (Porto), Horta (Açores), Arouca e Santa Maria da Feira (Aveiro), Lagoa (Faro), Grândola (Setúbal), Ponte da Barca e Valença (Viana do Castelo), Montalegre e Sabrosa (Vila Real) e Cinfães e Tarouca (Viseu).
O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas para acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.