Notícias e Destaques
25 Out 2024
Novo internamento de psiquiatria construído de forma ainda mais humanizada
Nova estrutura resultou de um investimento de dois milhões de euros
A Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho abriu, oficialmente, a 25 de outubro, o seu novo edifício de internamento psiquiátrico. Comparticipado a 100% com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, na área da Saúde Mental, o novo internamento teve um custo de dois milhões e meio de euros e permite o internamento de 38 utentes. Foi, ainda, construído de forma a proporcionar um modelo de intervenção mais humanizado, no âmbito da saúde mental, com total foco na recuperação e melhoria dos doentes internados.
Com uma área total de 1750 m2, está devidamente equipado para a realização de atividades terapêuticas e de vida diária, com uma cozinha aberta, cinema, jardim terapêutico, área de leitura, área segura para fumadores, área de gabinetes para intervenção individual e espaços comuns espaçosos para a intervenção psicoterapêutica em grupo. Com esta unidade, aumenta-se a acessibilidade e proximidade aos cuidados de saúde mental, com melhorias substanciais na continuidade de cuidados.
"A saúde mental é agora, felizmente, algo mais visível e menos estigmatizado, mas além da alteração da perceção de todos sobre este tema, é absolutamente necessário apostar na melhoria dos cuidados que prestamos ao nível da saúde mental", salienta Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração da ULSGE, "não só nos casos mais graves, que necessitam de uma intervenção em regime de internamento, mas também nos casos que podem ser acompanhados ou em ambulatório, ou em proximidade na comunidade", sendo que esta unidade "também possibilita uma melhor gestão do tipo de intervenção a realizar, em função da maior ou menor gravidade dos casos, ou seja, aplicar terapêuticas em proximidade, onde muitas vezes a melhor solução não passa pelo internamento".
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "esta inauguração é apenas o início do trabalho. O hospital tem crescido de forma paulatina e isso não é um fator de desmerecimento. O vosso trabalho merece o reconhecimento de todos nós e não há ninguém que tenha mais orgulho nisto do que o presidente do Município. Em nome do país, deixo assim um profundo reconhecimento pelo vosso trabalho”.
Esta inauguração contou, ainda, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, e do Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier.