Obras da Linha Rubi cortam Avenida Mestre José Rodrigues
Notícias e Destaques 26 Ago 2024 Obras da Linha Rubi cortam Avenida Mestre José Rodrigues Condicionamento durante os próximos seis meses
Imagem da notícia
Prosseguem em diversas frentes as obras de construção da Linha Rubi do metro em Vila Nova de Gaia. Além dos cortes e condicionamentos anteriormente comunicados, a Metro do Porto anunciou que será necessário cortar, a partir de 28 de agosto e durante seis meses, a circulação rodoviária na Avenida Mestre José Rodrigues, entre o Candal Parque e o estádio do Clube Desportivo do Candal.

De acordo com informação da Metro do Porto, durante os meses em que se verificará este corte de trânsito, o acesso rodoviário ao Clube Desportivo do Candal deve ser feito a partir do cais do Cavaco (marginal ribeirinha). Já os acessos pedonais continuarão garantidos.

A Linha Rubi (H) tem conclusão prevista para 2026, acrescentando 6,3 quilómetros à rede de Metro do Porto, ao longo dos quais serão criadas oito novas estações (Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio) e uma nova travessia sobre o rio Douro, a Ponte Ferreirinha. Tudo isto representa um investimento global de 435 milhões de euros financiados a fundo perdido pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao mesmo tempo, graças a esta nova linha, estão garantidos benefícios de vários tipos, quantificados em 1,7 mil milhões de euros e que se materializam, por exemplo, em mais de 12 milhões de utilizadores anuais do Metro (10 mil dos quais estudantes que passam a ter um acesso mais facilitado ao Pólo Universitário do Campo Alegre e às faculdades de Arquitetura, de Ciências e de Letras). Em termos ambientais, os ganhos são igualmente significativos, com uma redução anual de emissões de CO₂ estimada em 17.475,4 toneladas. Um número elevado e que fica a dever-se, essencialmente, aos 5,2 milhões automóveis que deixam de circular por ano.