Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0 apresentado
Notícias e Destaques 09 Out 2024 Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0 apresentado Sete novas opções mais focadas no imaterial e qualidade de vida dos jovens
Imagem da notícia
Felicidade, habitat, humanismo, impacto, liberdade, sentimento e talento. São estas as sete novas grandes opções do Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0, que foi apresentado publicamente no passado dia 4 de outubro, no Auditório Municipal de Gaia. O documento reflete os anseios e aspirações dos jovens que participaram no ciclo de auscultação do projeto financiado pelo programa Erasmus + "Nova Voz à(s) Juventude(s)”. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "o novo plano não deixa ninguém para trás e é o reflexo de um ciclo de políticas de juventude que, em Gaia, se consubstancia no plural. Juventudes. Só assim englobamos todos – os que têm menos oportunidades, os de contextos mais vulneráveis – sem deixar ninguém para trás, e definimos um caminho que seja justo para todos”, esclarece. 

"Gaia é um território heterogéneo e, por conseguinte, também repleto de diferentes juventudes. O Plano Municipal das Juventudes de Gaia 2.0 renova os compromissos e apresenta-se como um momento de inovação pública e cívica das políticas de juventude em Gaia”, salienta Elísio Pinto, vereador da Juventude.

O "Nova Voz às Juventudes” decorreu de abril a outubro de 2023. Participaram cerca de 700 jovens, decisores políticos, e representantes de organizações de juventude, empresas e da sociedade civil do concelho. De referir que o "Nova Voz às Juventudes” vai ser apresentado como exemplo de boa prática na 23.ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa, que se vai realizar a 19 de outubro, em Valongo. 

A apresentação do novo Plano Municipal da(s) Juventude(s) contou com a participação da harpista Sofia Telinhos Ribeiro, da Academia de Música de Vilar do Paraíso; da Banda Sem Nome (Ainda); da Academia de Dança de Gaia e da Tuna Académica de Oliveira do Douro. A sessão teve tradução para língua gestual portuguesa, por intermédio de Cristiana Ferreira e foi conduzida pelos jovens do grupo-motor do Nova Voz à(s) Juventudes 2.0. Carlos Santos, consultor em políticas de juventude, apresentou os pontos mais técnicos do Plano Municipal da(s) Juventude(s) de Gaia.