Políticas de juventude reconhecidas
Notícias e Destaques 15 Jul 2024 Políticas de juventude reconhecidas Gaia revalidou o selo de Município Amigo da Juventude na categoria máxima
Imagem da notícia
As políticas de juventude de Gaia voltaram a ser reconhecidas a nível nacional. No IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que se realizou em Loures no passado dia 11 de julho, o Município foi novamente reconhecido com o selo de nível máximo, correspondente a cinco estrelas.

"Este galardão, cujos principais responsáveis são os jovens de Gaia, motiva-nos a trabalhar no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, a elevar os nossos padrões de responsabilidade. Um excelente estímulo numa altura determinante, em que nos preparamos para apresentar publicamente o Plano Municipal das Juventudes 2.0”, esclareceu Elísio Pinto, Vereador da Juventude.

Em concreto, o Município cumpriu todos os nove requisitos necessários: Conselho Municipal de Juventude; Plano Municipal da Juventude; Apoio Direto ao Associativismo Juvenil; Políticas de Apoio à Iniciativa Jovem; Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude com Técnicos de Juventude; Plano de Investimento no Setor da Juventude; Mecanismos e Ferramentas de Co-Gestão; e Espaço para Associações e Projetos de Juventude.
"Todo este conjunto de políticas só faz realmente sentido quando, efetivamente, não deixamos ninguém para trás. E quando reconhecemos um concelho heterogéneo e com juventudes distintas que, naturalmente, pressupõem respostas distintas por parte dos técnicos e do decisor político”, sublinha Elísio Pinto.

No evento, as técnicas de juventude Fernanda Carvalho e Paula Cardoso realizaram também uma apresentação pitch das políticas de juventude do Município.