Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Primeira edição do Porto Gaia Granfondo
Notícias e Destaques 10 Mar 2022 Primeira edição do Porto Gaia Granfondo vai para a estrada a 20 de março Amantes do ciclismo vão cruzar mais seis concelhos da região Norte ao longo deste evento
Imagem da notícia
A menos de um mês de sair para a estrada, a 1.ª edição do Porto Gaia Granfondo ultrapassou já os 1.100 inscritos no conjunto das três provas idealizadas pela Academia da Bicicleta de Cândido Barbosa, um dos mais emblemáticos e acarinhados ciclistas do pelotão nacional, com uma carreira marcada por mais de uma centena de triunfos, 25 dos quais em etapas da Volta a Portugal. Provando uma vez mais a sua enorme paixão pelo ciclismo, mas também a sua grande versatilidade, o outrora conhecido como "Foguete de Rebordosa” prepara agora mais um ambicioso desafio na sua carreira, assumindo a organização do Porto Gaia Granfondo, um evento aberto a todos os amantes do ciclismo que vai, pela primeira vez, unir as duas cidades vizinhas, com partida na Avenida Gustavo Eiffel, junto à ponte Luís I, e final no Quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. 

"Nem todos podemos abraçar uma carreira profissional e disputar as principais Voltas do calendário nacional e internacional. Contudo, há outras formas de alimentarmos esta nossa paixão pelo ciclismo, por exemplo, através destas provas de Granfondo, que são realizadas em estrada aberta, permitindo a todos os participantes, independentemente da sua idade ou experiência, desfrutarem de um evento em condições praticamente idênticas às provas oficiais de ciclismo”, explica Cândido Barbosa. 

"O único requisito é mesmo apresentar-se à partida com a sua bicicleta e o respetivo equipamento de segurança, cumprir o código da estrada e desfrutar do percurso, que pode ser mais curto ou mais longo, de acordo com o grau de preparação de cada participante”, revela ainda o antigo ciclista.

Nesta primeira edição, o Porto Gaia Granfondo propõe três distâncias possíveis, com diferentes designações e quilometragens: o Minifondo, que terá o percurso mais curto, com 52 km; o Mediofondo, que apresenta o percurso intermédio, num total de 97,5 km; e, finalmente, o Granfondo, o mais extenso dos três percursos, com uma distância de 156,5 km. 

Além das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, os participantes vão ainda cruzar mais seis concelhos da região Norte do país: Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira. Ao longo do percurso, a organização vai disponibilizar zonas de abastecimentos líquidos e sólidos, assim como assistência médica e mecânica. 

Mesmo não sendo uma prova de competição, antes um evento de cicloturismo, inscrito no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo, que se realiza em estrada aberta, os participantes serão cronometrados por meios eletrónicos (chip), sendo-lhes atribuído no final o tempo que demoraram a cumprir a totalidade do percurso escolhido. 

Serão atribuídos troféus aos primeiros classificados de cada prova e escalão, de acordo com o definido no regulamento particular do Porto Gaia Granfondo. 

A participação é limitada a veículos de duas rodas (bicicleta de estrada, de montanha ou tandem), sendo também possível a participação em bicicletas elétricas (e-bike), que terão uma classificação independente. Em qualquer dos casos, será sempre obrigatório o uso de capacete de ciclismo devidamente homologado. 

A partida está marcada para as 9 horas do dia 20 de março e a chegada encerra às 18 horas. O evento terá um limite de 2.500 participantes no somatório das três distâncias, sendo que as inscrições podem ser formalizadas até ao próximo dia 15 de março.
Inscrições e mais informações em www.portogaiagranfondo.com