Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Quarteirão de Quebrantões revitalizado pelo MBMR
Notícias e Destaques 14 Out 2024 Quarteirão de Quebrantões revitalizado pelo MBMR Uma das intervenções consistiu na pintura artística do pilar da ponte S. João
Imagem da notícia
Entre os meses de julho e agosto de 2020, foram realizados questionários aos moradores, comunidade escolar e utilizadores do Quarteirão de Quebrantões, em Oliveira do Douro. De forma a avaliar a perceção sobre o local, foram todos convidados a participar, nomeadamente no preenchimento de um questionário.  Os contributos dos moradores foram avaliados e, de forma clara, foram identificadas as necessidades e anseios da comunidade, nomeadamente ao nível das obras, transportes e limpezas (principais preocupações manifestadas). 

Em articulação com os serviços municipais (obras, segurança, ambiente, entre outros), foram elaboradas propostas de melhoria, construindo soluções que respondessem às necessidades auscultadas e que promovessem a participação e a vivência no espaço público.

Uma das intervenções centra-se na empreitada de beneficiação do vazio urbano compreendido entre a rua Calouste Gulbenkian e a rua da Fábrica, em Oliveira do Douro. O projeto pretende implementar uma solução urbanística, com enfoque para as áreas verdes de lazer, que resolva o vazio ali existente, e estruture uma nova ligação pedonal entre as duas ruas. A intervenção é, por isso, uma oportunidade de renovação e requalificação urbanística de uma parcela esquecida, criando relações urbanas, de proximidade, mais fortes para os moradores daquela zona. 

Na EB Marques dos Santos foram realizadas obras de melhoria do recreio, pinturas lúdicas para crianças pelo artista João Sá, foi instalada uma floreira e plantadas ervas aromáticas. Nuno Palhas Third fez, também, uma pintura artística no pilar da ponte S. João. Para o artista, o conceito baseou-se "em criar uma figura que represente a zona de Quebrantões, como o guardião do rio, sendo o escudo que protege toda a fauna e flora”. 

Paralelamente, têm sido dinamizadas atividades de promoção e interação social, no sentido de potenciar a convivência em comunidade, convocando todos os agentes do território – escolas, famílias e empresas, nomeadamente focus group, comércio, Ubuntu Fest, cinema comentado e Ó vizinha.

Este é um trabalho contínuo, com o objetivo de estimular a participação da comunidade, em que mantemos um permanente diálogo com os diferentes agentes do território. Qualquer contributo pode ser deixado em: Quarteirão de Quebrantões – MBMR (meubairrominharua.pt)

Recorde-se que o MBMR é um projeto da Câmara Municipal de Gaia que visa contribuir para a criação de uma nova forma de viver em comunidade, através de um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições, procurando garantir que as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos.