“Será a estação de maior complexidade que fizemos em Portugal”
Notícias e Destaques 20 Jun 2024 “Será a estação de maior complexidade que fizemos em Portugal” Apresentado o plano de pormenor para a estação de Santo Ovídio

No âmbito do projeto de alta velocidade Porto-Lisboa, o Auditório Municipal de Gaia acolheu a 20 de junho a cerimónia de apresentação do plano de pormenor para a estação de Santo Ovídio. "Será a estação de maior complexidade que fizemos em Portugal”, disse o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes. A estação terá cerca de 55 metros de profundidade e mais de 400 metros de comprimento; terá dois edifícios de passageiros (norte e sul) que serão dotados de estacionamento para 475 e 30 viaturas, respetivamente; o edifício de passageiros norte confrontará com a estação de D. João II da linha amarela do Metro do Porto; o edifício de passageiros sul será implantado junto à Praça de Santo Ovídio, dispondo de ligação direta às estações das linhas amarela e rubi do Metro do Porto. Pretende-se que a estação seja um espaço emblemático da cidade, onde possam ser acomodadas áreas comerciais e serviços de apoio aos passageiros. Os poços de acesso de passageiros às plataformas subterrâneas, as ligações destes aos edifícios de passageiros, os respetivos acessos rodoviários, a instalação de paragens de autocarro e as zonas de paragem e estacionamento de táxis e TVDE devem ser planeados em articulação com o Município de Vila Nova de Gaia e em consonância com o Plano de Pormenor da Estação de Gaia - Santo Ovídio.

Joan Busquets é o arquiteto responsável por este projeto. Através da sua apresentação, onde mostrou vários exemplos internacionais, ficou provado que a obra em Vila Nova de Gaia ficará a par ou superará as melhores referências nesta área. Referindo-se em concreto aos projetos de Paris e de Nova Iorque, a nova estação de Vila Nova de Gaia terá, tal como estes exemplos, um vestíbulo para deixar entrar a luz.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "estamos aqui hoje porque existe uma necessidade técnica de fazer uma estação em Vila Nova de Gaia. A estação de Vila Nova de Gaia não é um emblema. O que se quis fazer foi contribuir para uma melhor mobilidade”.

Recorde-se que a linha de alta velocidade vai ligar Porto e Lisboa em cerca de uma hora e 15 minutos. O concurso público para a conceção, construção e exploração do lote 1 (Porto-Oiã) da primeira fase foi lançado em janeiro, estando prevista a abertura das propostas no decorrer do mês de julho.