Unidade de Cuidados Neurocríticos chegará a cerca de 500 doentes
Notícias e Destaques 18 Out 2024 Unidade de Cuidados Neurocríticos chegará a cerca de 500 doentes Nova unidade, a terceira no SNS, conta com 12 camas
Imagem da notícia
A 18 de outubro, a Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho escreveu mais um capítulo da sua história.  O Serviço de Medicina Intensiva e Polivalente (SMIP) está agora dotado de uma Unidade de Cuidados Neurocríticos, que resulta de um investimento de quatro milhões de euros. Esta nova estrutura irá reforçar a capacidade de prestação de cuidados diferenciados aos cerca de meio milhar de doentes neurocríticos que recebem assistência anualmente na ULSGE.

"A nova unidade, a terceira no SNS, conta com 12 camas, elevando o número de camas de Medicina Intensiva na ULSGE para 40. O investimento em equipamento state of the art para este tipo de cuidados diferenciados aproxima-se de 1,8 milhões de euros. A linha de investimento para a melhor resposta ao doente com patologia neurológica grave contou ainda com o reforço de recursos humanos”, disse a ULSGE em comunicado.

Com o apoio da biotecnologia, será possível "um diagnóstico mais preciso e uma intervenção mais eficiente em situações complexas, determinantes para evitar o dano neurológico permanente, e assim melhorar o prognóstico deste grupo de doentes", afirmou Igor Milet, diretor do SMIP.

"A criação desta unidade é demonstrativa do compromisso que a ULSGE tem com os seus utentes e com a população que serve", assegurou Rui Guimarães, presidente do Conselho de Administração da ULSGE, tendo clara satisfação por "poder participar ativamente na criação desta Unidade, que é mais um passo essencial na alta diferenciação da ULSGE".

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "as vitórias que temos são, muitas vezes, resultado do nosso empenho para fazer e para lutar contra aqueles que querem impedir que as coisas se façam. Isto vale a pena dizer para mostrar que não há outra alternativa do que sermos uma comunidade, ou seja, que as empresas nos ajudem e que as autarquias estejam ao lado”. Tem sido esse o trabalho que a Câmara Municipal tem procurado desenvolver com o hospital e, por isso, "os testemunhos que hoje ouvimos são absolutamente extraordinários e mostra o quanto isto impacta na população. Só quem não está atento à realidade e só quem não olha para tudo isto de uma forma integrada, poderá desvalorizar um momento como este”, concluiu.