Vilar de Andorinho tem um novo centro cívico
Notícias e Destaques 27 Jul 2024 Vilar de Andorinho tem um novo centro cívico Concluída a obra na praceta Escultor Alves de Sousa
Imagem da notícia
A requalificação da zona envolvente à igreja paroquial de Vilar de Andorinho está concluída, depois de uma intervenção que originou um novo centro cívico nesta freguesia, ao harmonizar a praceta Escultor Alves de Sousa com o edifício da junta e o seu entorno. A empreitada permitiu dar mais amplitude e coerência à praceta, que assim se tornou mais aprazível para usufruto da população. O novo centro cívico foi inaugurado a 27 de julho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, e do presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, Serafim Teixeira.

Pela sua localização, esta igreja ocupa uma posição de destaque, mesmo no centro da freguesia de Vilar de Andorinho, situando-se em frente ao atual edifício da junta de freguesia. A intervenção foi, por isso mesmo, importante para ambas as entidades e, além dos trabalhos no espaço público, incluiu obras de manutenção da igreja, com a pintura do interior e do exterior e a reabilitação do telhado.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, este é mais um projeto que "diz respeito à comunidade”, com aquilo que o município definiu serem os objetivos dos centros cívicos das freguesias: "trazer qualidade urbana aos diferentes territórios, e não olhar para o concelho como um centro urbano na avenida da República e depois um centro de dormitório e de algumas atividades pelo interior”. O objetivo passa, assim, por "multiplicar os espaços de sociabilidade, de encontro, de partilha e de participação” no concelho, no contexto do desígnio global que é a criação da rede de centros cívicos do município.

Esta obra contou com um apoio financeiro da Câmara Municipal de Gaia à Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho na ordem de 400 mil euros, além de uma verba superior a 150 mil euros à paróquia de Vilar de Andorinho para a requalificação da igreja.