ViverGaia vai apoiar cidadãos com 65 anos ou mais na mensalidade dos passes
Notícias e Destaques 19 Jul 2024 ViverGaia vai apoiar cidadãos com 65 anos ou mais na mensalidade dos passes Pré-inscrições estarão disponíveis a partir de setembro
Imagem da notícia
O Cartão Municipal ViverGaia, que já existe desde junho de 2021, vai passar a incluir uma nova medida direcionada a todos os cidadãos reformados residentes em Vila Nova de Gaia com 65 anos ou mais. Com o objetivo de atrair esta população ao transporte público, a medida «ViverGaia+65» consiste na comparticipação municipal do passe, sendo que o munícipe pagará cinco euros (mensalmente) e a Câmara Municipal assumirá o restante valor (17,5 euros). A validação no mês seguinte dependerá da sua utilização, ou seja, se não existir qualquer validação no mês anterior, não haverá direito à utilização no mês seguinte. Além disso, o custo do cartão (seis euros) será da responsabilidade do munícipe. Entrará em vigor a 1 de janeiro de 2025, sendo uma medida a incluir no próximo Plano de Atividades e Orçamento. "A medida contribuirá para a dignificação e melhoria das condições de vida das pessoas que, de forma crescente, integram aquele estrato populacional, combatendo, desse modo, de forma ativa, o seu isolamento social”, pode ler-se na proposta que será discutida em sede de reunião de Câmara, na próxima segunda-feira, 22 de julho.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "com esta nova medida, pretendemos ‘devolver’ o transporte público a cidadãos com maior dificuldade de se deslocarem dentro e fora da cidade e promover o encontro e as sociabilidades nesta faixa etária”.

Recorde-se que o Cartão Municipal ViverGaia tem procurado promover o acesso a bens e serviços disponibilizados pelo Município, em igualdade de oportunidades para todos os residentes no concelho. Entradas gratuitas na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo e no Solar Condes de Resende; 50% de desconto no acesso ao Parque Biológico de Gaia, à Estação Litoral da Aguda, ao Auditório Municipal (em preço de bilheteira), ao Cineteatro Eduardo Brazão (em preço de bilheteira), às atividades culturais promovidas pelo Município (em preço de bilheteira) e a iniciativas da Câmara Municipal; 20% de desconto nas piscinas municipais (das 8 às 18h) e nos equipamentos desportivos estão entre os principais benefícios.

As pré-inscrições estarão disponíveis no site do Município a partir de setembro.