Aprovada criação da Empresa Metropolitana de Transportes
Notícias e Destaques 03 Nov 2023 Aprovada criação da Empresa Metropolitana de Transportes Presidente da AMP acredita tratar-se de uma “grande revolução”

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) aprovou, a 3 de novembro, por unanimidade, a criação da empresa metropolitana de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP). Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da AMP e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, este momento representa uma "grande revolução” no setor na região.

"Hoje foi finalmente aprovado um documento histórico que leva à criação, em termos estatutários e financeiros da empresa metropolitana de transportes”, explicou, recordando que este processo decorria "há cerca de um ano e meio, com muitos sobressaltos, muitas dúvidas e muita discussão”. Eduardo Vítor Rodrigues destacou que, para este desfecho, foi fundamental e o diálogo e foi "muito importante contar com os municípios menos bem servidos, mais da segunda periferia metropolitana, que, na verdade, têm uma rede de transportes frágil e que assumem a sua participação, mas foi também muito importante contar com municípios como Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Valongo e Maia, que já estão servidos do ponto de vista de transportes a partir da âncora que é a STCP e, mesmo assim, aceitaram fazer este alargamento que é muito importante do ponto de vista do sistema de rede de transportes e da participação financeira”.

"Esta batalha foi conquistada e acredito mesmo que é a grande revolução do sistema de transportes da área metropolitana, porque vai dar uma estabilidade financeira e técnica que a AMP, por si só, não tem, e que a empresa metropolitana de transportes vai ter”, vaticinou ainda o presidente da Área Metropolitana, acrescentando que este "vai ser o único instrumento disponível para os financiamentos que aí vêm para a renovação de frotas e da bilhética”.

O processo agora aprovado segue para o Tribunal de Contas e, após o respetivo visto, dar-se-á início ao processo de criação e implementação da Empresa Metropolitana de Transportes.