Habitação

Habitação
HABITAÇÃO SOCIAL

As políticas sociais de Habitação implementadas pelo Município de Gaia assentam na inclusão social, dignidade habitacional e melhoria da qualidade de vida das famílias mais desfavorecidas.

Gaia disponibiliza 31 empreendimentos de habitação social, distribuídos por todas as freguesias, construídos ou adquiridos na sequência da erradicação de centenas de barracas, numa lógica de cumprimento do Acordo Geral PER - Programa Especial de Realojamento.

O parque habitacional social de Gaia garante o realojamento de 3.308 famílias e representa um investimento global superior a 142 milhões de euros, a que acrescem mais 15 milhões de euros aplicados na reabilitação de 18 empreendimentos sociais.

Nos empreendimentos sociais estão instalados 28 Gabinetes de Apoio Social, dinamizados por uma equipa de técnicos altamente qualificados, especializados na intervenção e acompanhamento social das famílias realojadas.

MERCADO SOCIAL DE ARRENDAMENTO

O Município desenvolve um programa de incentivo ao mercado social de arrendamento, pioneiro no País e replicado pelo Governo a nível nacional: Programa Arco-Íris - Novos Horizontes para o Arrendamento (clicar para ver informação detalhada).

Visa a criação de oportunidades de habitação para jovens casais ou famílias da classe média que não se enquadram na tipologia com direito a habitação social, mas também não possuem rendimentos suficientes para aquisição de casa própria.

O modelo resulta de uma parceria entre o Município de Gaia, através da Gaiurb, a Fundimo e a Caixa Geral de Depósitos, e assenta no reaproveitamento de prédios inacabados ou devolutos, impondo-se como exemplo de responsabilidade social e racionalidade económica.

O Programa Arco-Íris disponibiliza condições diferenciadas e vantajosas no acesso à habitação, uma vez que cria oportunidades para arrendar casas a preços 25% inferiores aos do mercado de habitação tradicional. 

Linha Verde de Apoio aos Munícipes inscritos na Gaiurb, EM 800 207 702 

Para mais informações visite a página da Gaiurb, EM | Habitação Social 

Habitação em Gaia | Documentos relevantes