Autarquia estreita parceria com a ATAM
Notícias e Destaques 08 Nov 2023 Autarquia estreita parceria com a ATAM Trabalhadores do Município terão um conjunto de mais-valias

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia celebrou, a 8 de novembro, um acordo de cooperação com a ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local com o objetivo de congregarem esforços para a partilha de informação e de conhecimentos técnico-científicos e para o desenvolvimento de ações conjuntas. Este momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e de Marcelo Delgado, presidente da ATAM.

A ATAM é uma associação profissional, de âmbito nacional, representativa dos trabalhadores da Administração Local. Tem procurado desenvolver um conjunto de iniciativas e ações de ordem técnico-científica, designadamente: seminários; encontros técnicos; formação autárquica, devidamente certificada; reuniões de aperfeiçoamento profissional e um colóquio nacional. A ATAM promove, ainda, de forma regular, publicações de caráter científico e jurídico (Municipal e Municipalismo), dispondo também de uma biblioteca própria (Artur Vieira Dias) e de um gabinete de estudos, responsável pela investigação científica em temas das autarquias locais, bem como o apoio na resolução de dúvidas e problemas técnicos.

Neste sentido, o acesso do Município e dos seus trabalhadores às iniciativas e ações promovidas pela ATAM, de caráter científico, jurídico e técnico, bem como aos serviços de apoio técnico disponibilizados por esta, afiguram-se como uma mais-valia. Na prática, a autarquia terá as seguintes competências: o acesso dos seus trabalhadores às ações de aperfeiçoamento e valorização profissional desenvolvidas pela associação, incluindo, seminários, workshops, formações e reuniões de aperfeiçoamento profissional; o acesso à rede de investigação e base de dados gerida pelo Gabinete de Estudos da ATAM, incluindo o apoio técnico deste último, nas mesmas condições em que se encontra garantido para os associados da ATAM, designadamente, através de atendimento telefónico e emissão de pareceres escritos; o acesso às publicações técnico-científicas promovidas pela ATAM, designadamente, newsletters e o acesso gratuito ao conteúdo digital das revistas "O Municipal” e "Municipalismo”.

Por sua vez, a ATAM irá garantir ao Município de Gaia o acesso às iniciativas, publicações e apoio técnico, irá assegurar a realização anual de uma ação de formação e de um seminário gratuitos, subordinados a temas específicos, nas instalações do Município, exclusivo para os trabalhadores da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, entre outras ações. O acordo de cooperação pressupõe um pagamento de 32 mil euros à ATAM.