Notícias e Destaques 03 Abr 2024 Conhece(Te) + mitigou impacto negativo da pandemia em jovens institucionalizados FARC disponibilizou uma verba de 5.500 euros

No âmbito do Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC), criado pelo Município de Gaia para mitigar os efeitos negativos da pandemia, foram muitos os projetos, as obras e as atividades que as instituições do concelho conseguiram desenvolver que, sem esta ajuda, não seria possível concretizar sem prejudicar a gestão normal das suas estruturas. Um deles surgiu na Novo Futuro, uma Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens. O projeto «Conhece (Te) +» nasceu na sequência da pandemia para ajudar a minimizar o impacto negativo no desenvolvimento psicológico, emocional e social das crianças e jovens acolhidos. Pretendeu-se restabelecer o equilíbrio psicoemocional destes jovens e desenvolver as suas competências sociais, de forma a potenciar a concretização dos seus projetos de vida. O projeto incluiu, também, jovens que saíram da Novo Futuro em situação de autonomia nos últimos anos, colmatando a ausência de uma estrutura familiar de suporte tão importante nesta fase das suas vidas.

O projeto, que recebeu um apoio municipal de 5.500 euros, contemplou três tipos de ações, nomeadamente: sessões de grupo (criação de um espaço de partilha e reflexão), workshops (desenvolvimento de competências sociais que permitiram melhorar a capacidade de relacionamento) e atividades de âmbito recreativo, desportivo e cultural aos fins de semana e nas férias escolares. Com a duração de um ano (setembro de 2022 a agosto de 2023), o projeto envolveu 17 crianças e jovens em acolhimento e três jovens a viver em autonomia.

De recordar que o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC) se destinou a Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas e outras entidades locais sem fins lucrativos, que se candidataram com ideias para obras, projetos ou atividades. O objetivo passou por minimizar os efeitos negativos e de sustentabilidade financeira provocados pela pandemia de covid-19. O apoio foi atribuído mediante a apresentação de uma candidatura sustentada. Tratou-se de "um apoio extraordinário e não repetível, que teve como único objetivo minimizar os impactos da covid nas associações e instituições de cariz social do concelho”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.