FARC permite novos equipamentos para a creche de Santa Marinha
Notícias e Destaques 18 Mar 2024 FARC permite novos equipamentos para a creche de Santa Marinha Fundo procurou minimizar efeitos negativos da pandemia no dia-a-dia das instituições

No âmbito do Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC), criado pelo Município de Gaia para mitigar os efeitos negativos da pandemia, foram muitos os projetos, as obras e as atividades que as instituições do concelho conseguiram desenvolver que, sem esta ajuda, não seria possível concretizar sem prejudicar a gestão normal das suas estruturas. Um deles surgiu na Associação das Creches de Santa Marinha, uma Instituição Particular de Solidariedade Social de apoio à infância, que presta um serviço de qualidade às crianças do concelho há cerca de 134 anos. Através de um apoio na ordem dos 5.752 euros, foi possível substituir o piso amortecedor do parque infantil e adquirir novos equipamentos, nomeadamente triciclos e capacetes, circuito de psicomotricidade de sete peças (para interior e exterior) e caixa de areia.

"Esta reestruturação visa permitir à criança, através da brincadeira, a interação social, aliada à diversão e à atividade física. Através da brincadeira, a criança desperta o sentido da convivência e da solidariedade, aprendendo a partilhar, respeitar e ouvir os outros, e estimulando a capacidade de trabalhar em equipa para, deste modo, iniciar a preparação para viver em sociedade.  Além disto, os equipamentos vão permitir que a criança desenvolva a capacidade motriz, o controlo do próprio corpo, o equilíbrio e a coordenação, estimulando a capacidade motora e a força nos movimentos”, pode ler-se na candidatura apresentada pela Associação das Creches de Santa Marinha.

De recordar que o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC) destinou-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas e outras entidades locais sem fins lucrativos, que se candidataram com ideias para obras, projetos ou atividades. O objetivo passou por minimizar os efeitos negativos e de sustentabilidade financeira provocados pela pandemia de covid-19. O apoio foi atribuído mediante a apresentação de uma candidatura sustentada. Tratou-se de "um apoio extraordinário e não repetível, que teve como único objetivo minimizar os impactos da covid nas associações e instituições de cariz social do concelho”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.