«Greater Porto» quer 45 mil novos fogos até 2030
Notícias e Destaques 19 Mar 2024 «Greater Porto» quer 45 mil novos fogos até 2030 Gaia no MIPIM para aumentar investimento na habitação

A presença de Vila Nova de Gaia no MIPIM 2024, a maior feira mundial do setor imobiliário realizada em Cannes, França, teve como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento económico e atrair investimento no setor da habitação para o município. O «Greater Porto», entidade composta pelos municípios de Gaia, Porto e Matosinhos, quer captar investimentos na ordem dos €10 mil milhões até ao final da década, com foco especial no setor da habitação – com vista à construção de mais de 45 mil novas casas até 2030.

O destaque da estratégia conjunta é a ênfase na promoção de um território composto por três concelhos distintos, mas com objetivos comuns. Esta abordagem visa atrair investimentos diversificados e promover o crescimento económico regional, aproveitando as características únicas de cada município. Os resultados positivos já alcançados pela presença destes três municípios no MIPIM são evidentes, com mais de €100 milhões de investimento captados em 2023.

António Miguel Castro, presidente da Gaiurb - Urbanismo e Habitação, está confiante na continuidade do sucesso desta cooperação a três e garante que o Município de Gaia está empenhado em construir sobre este trabalho para garantir um futuro próspero para a região e para os gaienses. "A crise da habitação é uma das nossas principais preocupações e prioridades, pelo que é urgente aumentar a oferta de habitação em Gaia e na região do Grande Porto. Este é um dos principais objetivos que une Gaia, Porto e Matosinhos”, revela.

O presidente da Gaiurb – Urbanismo e Habitação, que este ano foi o órgão encarregue da organização da participação conjunta, enfatiza a importância de garantir que os investimentos no setor habitacional não apenas aumentam a oferta de moradias, mas também contribuem para elevar a qualidade de vida dos cidadãos, aliados à preservação do meio ambiente. "Queremos expandir as fronteiras territoriais para criar novas oportunidades de emprego, de investimento e de captação de empresas internacionais para a região, sempre alinhados com o compromisso de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo”, acrescenta.

Apesar dos desafios económicos da atualidade, o município de Vila Nova de Gaia mantém-se otimista em relação às oportunidades de investimento para a região, destacando a plataforma valiosa que o MIPIM representa para apresentar projetos e atrair investidores para o Grande Porto. "Estamos empenhados em aumentar a oferta de habitação em Gaia e a participação neste evento é muito significativa para atrair investimentos necessários para alcançar os nossos objetivos de nova habitação para a região. A cooperação entre os municípios de Gaia, Porto e Matosinhos tem sido fundamental para o sucesso desta iniciativa, que tem atraído a atenção de investidores e impulsionado o desenvolvimento da região”, destaca ainda o administrador da Gaiurb.

Ao longo de uma semana, o maior evento global do setor imobiliário reuniu, em Cannes, representantes de cerca de 90 países, com mais de 300 stands, 22.500 representantes e mais de 6.500 investidores. Para além dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, marcaram presença diversas empresas do setor, que integraram a comitiva do «Greater Porto».