Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
STCP lança concurso para aquisição de vinte autocarros
Notícias e Destaques 06 Nov 2023 STCP lança concurso para aquisição de vinte autocarros Renovação da frota com viaturas 100% elétricas
 

No âmbito do plano de renovação da frota e da política de descarbonização em curso, e com o objetivo de eliminar, até 2027, os autocarros com motor a combustão, a STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto lançou, a 6 de novembro, um concurso público internacional para a aquisição de mais vinte viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e instalação de uma Estação de Carregamento Elétrico, composta por 10 carregadores duplos.

Um investimento de 8,6 milhões de euros destinado à substituição de viaturas em fim de vida por veículos 100% elétricos que permitirá à empresa a prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, contribuindo ativamente para uma economia com baixas emissões de carbono.

Estima-se que a introdução na frota da STCP destes vinte autocarros elétricos (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 320 km) venha a ocorrer no último quadrimestre de 2024, data a partir da qual o número de autocarros elétricos em operação totalizará as 88 viaturas 100% livre de emissões. A nova estação de carregamento será instalada na Estação de Recolha da Via Norte, instalações a que ficarão alocadas as novas viaturas da frota STCP.

Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal.