Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
UNIR entra em funcionamento a 1 de dezembro
Notícias e Destaques 17 Nov 2023 UNIR entra em funcionamento a 1 de dezembro Trata-se da nova rede de autocarros na Área Metropolitana do Porto
 
Em 16 concelhos da Área Metropolitana do Porto, todos os autocarros passam a ter a mesma marca e a mesma imagem (UNIR), já a partir do dia 1 de dezembro. Exceção às linhas da STCP, com um sistema de comunicação comum. O território passa, assim, a estar dividido em cinco lotes, sendo que em cada um deles irá operar uma nova empresa de transportes que ganhou a concessão graças ao concurso público internacional lançado em 2020. Serão 439 linhas, 11.500 pontos de paragem e 680 autocarros. Em termos práticos, o cartão Andante mantém-se válido e o tarifário também. Os utilizadores podem continuar a renovar o seu passe nos locais habituais.

 
O território foi dividido em cinco lotes: lote 1 (norte centro) abrange os concelhos da Maia, Matosinhos e Trofa num total de 61 linhas e operado pela Barraqueiro e Resende (Vianorbus); lote 2 (norte nascente) abrange os concelhos de Gondomar, Paredes, Santo Tirso e Valongo com 102 linhas e operado pela espanhola Alsa (NEX Continental Holdings S.L.); lote 3 (norte poente) abrange os concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde com 35 linhas e operado pelo consórcio que integra a Minho Bus, A. V. Minho e Litoral Norte (Porto Mobilidade); lote 4 (sul poente) abrange Espinho (10 linhas) e Vila Nova de Gaia (81 linhas) e foi ganho pelo consórcio Bus On Tour que integra a Auto Viação Feirense (Transportes Beira Douro, Lda.); e o lote 5 (sul nascente), com 136 linhas, que abrange os municípios de Arouca (21), Oliveira de Azeméis (34), Santa Maria da Feira (57), São João da Madeira (11) e Vale de Cambra (13) e foi adjudicado ao consórcio que integra a Empresa Monforte S.A. e a espanhola Xerpa Mobility (Xerbus, Lda.). 

Todas as informações disponíveis em:
Veja aqui o conversor de linhas:
https://www.unirmobilidade.pt/municipios/

Consulte AQUI os horários para o lote 4 (Sul Poente – Espinho e Gaia):